sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

História da Maquiagem

   A palavra “cosmético” vem do grego kosmetikós, que quer dizer “o que serve para ornamentar” (decorar). A maquiagem é usada desde o Egito antigo. Eles achavam que os olhos representavam a alma da pessoa, por causa dessa crença, as mulheres caprichavam no make em volta dos olhos, bem delineados com pó de kholPó de khol é o produto de uma poeira preta condensada do qual é feito o Kajal, um lápis forte e macio. No antigo Egito esse Kajal era um produto natural, fabricado pelos próprios egípcios. Hoje em dia o encontramos em qualquer farmácia ou revistinha de cosmético! =)



   Além das egípcias, o kajal sempre foi muito utilizado pela religião indu que acreditava e ainda acredita que essa ‘tinta natural’ proteja os bebês e as crianças contra os ‘olhos do diabo’. Em algumas tribos há maquiagens diferentes para rituais de casamento, de nascimento, de oferendas, ou de batalhas. Isso porque os indígenas acreditam nas energias das cores e das composições naturais dos pigmentos.


   No Oriente característica da mulheres era a pele branca com pó de arroz, olhos bem definidos e boca bem marcada. Assim os costumes ordenavam que as gueixas se mantivessem. 

Durante a Idade Média na Europa as mulheres que usavam maquiagem eram punidas e condenadas, pois eram denominadas Bruxas.


   No início da década de 1920 a maquiagem realmente se popularizou e tomou o mundo! Infelizmente, durante a segunda guerra mundial, a escassez de produtos e matéria prima levou as mulheres a produzirem os próprios cosméticos e, praticamente, lutarem por um batom ou vidro esmalte!

Nos aos 50 a maquiagem ressurgiu com tudo! De lá pra cá se popularizou, e vem ficando cada vez mais moderna e acessível. Para todos os gostos e classes monetárias.




Fontes:
http://www.dicasdemaquiagem.net.br/historia-da-maquiagem/historia-da-maquiagem/
http://www.sephablog.com.br/maquiagem/historia-da-maquiagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário